Dr. Felipe Antunes Torres / CREFITO 4 - 63209F

A intenção deste canal aberto de comunicação, é o de apresentar as novas perspectivas de tratamento terapêutico dentro do campo da saúde. A intenção será sempre de melhor informar, discutir e refletir sobre questões que direta ou indiretamente afetam o nosso cotidiano. Seja bem vindo!

2 de mai. de 2010

O que é OSTEOPATIA ?

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001.
(D.O.U. Nº 108, DE 05.06.01, SEÇÃO I, PAG.46)
Art. 1º: - Reconhecer a Quiropraxia e a Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta.

A Osteopatia,assim como outras diversas formas de tratamentos terapêuticos, se baseia no preceito de que o corpo é capaz de criar seus próprios instrumentos de restauração,ou seja,se recuperar,se auto-curar a partir de uma facilitação.

As mãos são as "ferramentas" de análise e de tratamento do profissional, que aplica seus conhecimentos profundos em anatomia, fisiologia e biomecânica para cuidar das disfunções de mobilidade das diversas estruturas do corpo. O Fisioterapeuta terá como objetivo restabelecer as funções fisiológicas do organismo que estão em mal funcionamento.

A Osteopatia parte do princípio de que cada doença, cada manifestação corporal é somente um efeito, ou seja a conseqüência de uma disfunção cujo ponto de origem pode ser encontrado muito longe do sintoma. A meta está em buscar a origem do problema, seja ele físico, emocional ou patológico.

Observando a figura ao lado, como exemplo, um sintoma referido pelo cliente na área colorida de vermelho, pode em alguns casos estar sendo causado por um mal funcionamento de um nível específico da transição da coluna cervical para a coluna torácica (C7/T1). Desta forma teremos que ter certeza, antes de qualquer decisão terapêutica, de que não estamos prestes a tratar somente a área de queixa sintomática e termos a consciência clínica de que um problema a distância também pode estar exercendo influência sobre a área de sintomatologia.

Dr. Felipe A. Torres atende em seu consultório. Tel. para contato 31 8558-7167